Qual Tom de Voz Usar para sua Marca?
O tom de voz da sua marca é a forma como ela conversa com o público, a impressão que é passada, por isso precisa estar relacionado com os valores e a personalidade da empresa. Desse modo, deve transmitir sua missão, princípios e comunicar diretamente com seu público-alvo.
O que é tom de voz?
O tom de voz de uma marca é a forma como ela conversa e se comunica com seu público. É a forma como é transmitido a personalidade da marca, a missão, as propostas e valores da empresa. É como é percebido sua identidade, posicionamento de mercado e deve estar condizendo com seu público-alvo.
Todas as estratégias de comunicação e de marketing devem estar de acordo com o tom de voz utilizado. Desse modo, não deve haver ruídos na transmissão da mensagem da sua empresa, pois é a forma como é transmitido seu posicionamento, qual bandeira você levanta, qual causa você apoia, qual público você atinge ou quer atingir.
A marca passa a ser atribuída um caráter mais humano e é, justamente, isso que aproxima os consumidores. Essa identificação é fundamental para o reconhecimento e fidelização, por isso a comunicação deve ser a mesma nas propagandas, nas redes sociais, no site, no e-mail marketing, no ponto de venda, em todos os canais utilizados.
Um exemplo de tom de voz é a utilizada pela Disney, a qual conversa diretamente com o público infantil, por isso tem que ser simples e descontraída, de modo a manter a magia das telas e dos contos. Se ela utilizasse uma linguagem formal, se afastaria de seu valores “mágicos” e de seu público-alvo que são as crianças.
Tipos de tom de voz
Há quatro características que influenciam na tomada de decisão para a definição do tom de voz, sendo personalidade, linguagem, tom e propósito.
- Personalidade: Amigável; Divertida; Engraçada; Séria; Tímida; Cautelosa; Motivadora; Compreensiva; Incentivadora; Parceira; Nerd; Feminina; Masculina; Crítica; Inspiradora…
- Linguagem: Coloquial; Culta; Fácil; Rebuscada; Direta; Indireta; Correta; Informal; Com gírias; Informativa; Conotativa; Sentimental; Técnica…
- Tom: Reconfortante; Conciliador; Crítico; Formal; Conselheiro; Crente; Otimista; Pessimista; Persuasivo; Cético; Informal…
- Propósito: Educar; Informar; Divertir; Entreter; Instigar; Motivar; Inspirar; Estimular; Ajudar…
Essas características precisam ser condizentes com sua marca, para passar de modo mais autêntico quem sua marca é.
Como definir o tom de voz?
Primeiro você deve analisar sua missão e valores, para poder identificar qual personalidade você deseja transmitir. Em seguida, precisa identificar seu público-alvo, pois além de você, é essencial que seus consumidores gostem e se identifiquem da forma como seu posicionamento é comunicado.
Persona
É indicado que seja criado personas para o seu negócio considerando a pluralidade dos consumidores. Por isso, é indicado pensar como se fosse o consumidor ideal. Sua idade, hábitos e costumes, profissão, entre outros fatores dizem muito sobre o que e como consomem.
Uma análise das personas pode indicar, por exemplo, quais canais seus potenciais consumidores usariam, qual linguagem é mais indicada, quais tendências são mais susceptíveis a acompanhar, quais bandeiras levantam. Todas essas características são importantes para a definição de um tom de voz.
Como deseja ser visto
Faça uma reflexão de tudo que te motivou a construir sua marca e o porquê de se inserir no mercado de trabalho. Analise seu posicionamento, sua proposta e valores.
Veja algumas perguntas que podem ser feitas:
- O que as pessoas devem pensar da sua empresa?
- Qual sentimento quero causar nelas?
- Como descrever sua marca?
- Quais são seus concorrentes e como se comunicam?
- Quais marcas você não quer ser comparado?
A partir dessas respostas, você pode relacionar as personas com sua marca e encontrar a solução para seu tom de voz. Qual a necessidade da comunicação da sua marca e como ela deve ser vista diante das demais. Autenticidade é essencial!
Canais
Os canais de comunicação são fundamentais para seu negócio. Ao definir a persona, você pode identificar quais os canais utilizados por ela e quais você deve utilizar para manter esse “diálogo”.
Logo, se sua persona utiliza mais redes sociais, você precisa utilizar postagens mais descontraídas, mais informais, usar hashtags, trends, acompanhar as tendências da rede de modo a passar sua mensagem de forma clara e concisa. Quanto mais direto e simples de transferir seus valores, melhor será a identificação dos consumidores com ela.
Além de vender um produto, você vende uma imagem, um estilo de vida. Escolher uma marca vai além de boa qualidade ou entrega gratuita, entra fatores sociais, etnográficos, demográficos, sensoriais e identitários, fora que a troca entre os consumidores tornou-se muito mais rápida e fácil.
Compartilhar ideias, além de se mostrar como você é, deve identificar para quem e como vai fazer isso. Seja no site, numa campanha publicitária ou numa postagem no Instagram, deve ser condizente com o meio e seus valores. A mensagem pode ser adaptada, mas jamais alterada.
Crie um grupo de teste
Após a definição do tom de voz, selecione um grupo de pessoas que sejam semelhantes a sua persona, para aplicar a seguinte pesquisa. Mostre à elas frases, imagens, slogan, postagens, tudo que você planejou para sua comunicação e veja se faz sentido.
É importante levar em consideração o que elas sentiram, quais emoções foram acionadas, se elas entenderam qual o propósito da sua marca e, o principal, se elas gostaram do que foi mostrado.
A partir desse teste, pode-se aprimorar ou certificar a assertividade escolha do tom de voz.
Levando em consideração os passos citados, você deve garantir que sua mensagem seja autêntica, clara e genuína, gerando identificação. Sem que haja ruídos na comunicação ou uma falsidade, por exemplo, ao defender uma causa. A autoridade de marca é construída aos poucos e precisa ser mantida por meio de manutenção, para assegurar sua posição diante aos concorrentes.