Diante do cenário atual do mundo onde estão ocorrendo constantes transformações, as empresas não podem se manter estáticas, elas devem se adaptar às condições do macroambiente, sendo assim, o rebranding surge como um meio para isso.
Dessa forma, a Natura, mesmo sendo uma marca já estabelecida no mercado, precisou utilizar estratégias de rebranding para se manter atualizada e transmitir melhor seus valores.
Porém, antes de aprendermos com o processo de rebranding da Natura, é importante uma contextualização desse conceito.
Afinal, o que é rebranding?
Embora muitos associem a técnica com a mudança de logo ou identidade visual, ela vai muito além disso.
O rebranding se trata da mudança de aspectos da personalidade da marca que tem como objetivo a mudança da percepção do público sobre a marca. Ou seja, reestruturar o branding atual da empresa.
E quando falamos de branding você pode pensar em algumas empresas famosas para entender esse conceito.
Como, por exemplo, quando você usa um tênis da Nike na prática de alguma atividade física, você não está só usando um tênis visando sua funcionalidade.
Você está vivenciando uma experiência marcada pelo empoderamento pessoal e auto-realização que é fortemente transmitida pela marca.
Ou seja, a construção de uma marca deve visar transmitir sentimentos e sensações para o cliente e isso é feito tanto por meio das ações da marca, quanto por meio de seus elementos visuais.
Tipos de Rebranding
No processo de reposicionamento de uma marca ela pode escolher modificar totalmente a sua identidade ou parcialmente, uma vez que o branding envolve vários fatores.
Assim, é possível classificar 3 diferentes tipos de rebranding.
Rebranding parcial
Ele acontece quando a marca não muda toda a sua identidade, apenas alguns elementos que a constituem. Destarte, aqui o consumidor não vai fazer uma desassociação completa, mas irá perceber a mudança feita.
Rebranding evolutivo
Neste caso são feitas pequenas mudanças com o decorrer do tempo, para que as pessoas se acostumem com essa evolução e sequer notem as alterações.
Rebranding revolucionário ou radical
Por fim, nesse modelo há uma alteração completa do branding da marca. Ela pode mudar seu nome, logo, identidade visual, seus valores, etc.
O Rebranding da Natura
Para a Natura, marca consolidada do mercado dos cosméticos no Brasil, é muito importante ter sua marca totalmente atrelada aos seus valores e princípios.
Assim, ela realizou seu rebranding com o objetivo de fortalecer a identidade da sua marca para transmitir assertivamente os valores pelos quais ela é conhecida. Sendo eles muito pautados na sustentabilidade, sofisticação e inovação.
Logomarca
A empresa teve como uma das principais mudanças a estruturação de um novo logo. Nele a marca optou por elementos que transmitisse fluidez, tanto em sua fonte, quanto na flor posicionada na letra “t”.
Além disso, a troca do verde na logo pelo uso de cores quentes trouxe a sensação de modernidade.
Ao juntar esses dois aspectos estrategicamente selecionados pela Natura, é notório que a marca passou a transmitir de maneira mais clara seus valores citados anteriormente.
Porém, o rebranding da empresa não parou apenas nessa fase.
Fonte: A Trevo Digital
Embalagem
Outra mudança feita pela marca foi nas suas embalagens, a Natura migrou para o uso integral de materiais recicláveis e biodegradáveis nas suas composições
Essa mudança contribuiu tanto para o posicionamento da empresa, como para o visual das embalagens que adotaram essa estética leve e moderna.
Fonte: Glamurama
Produtos
Após a mudança nas embalagens de produtos já existentes, a marca resolveu trazer novidades ao seu portfólio de produtos. Com as linhas Chronos e Ekos ela conseguiu trazer produtos com tecnologia inovadora e com componentes naturais e biodiversos, reforçando mais uma vez sua imagem de marca inovadora e sustentável
Fonte: Vogue
Comunicação
Na sua comunicação a empresa passou a dar destaque aos seus pilares de sustentabilidade e, também trouxe peças que demonstravam a importância dada pela marca ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente
Além da comunicação feita pelos principais canais como a televisão, mídias sociais e o marketing out of home, a marca também teve o cuidado de garantir que o meio de comunicação mais direto com o consumidor, fosse alinhado com seu novo posicionamento, a comunicação entre consultoras e clientes.
Fonte: Portal Propaganda
Conclusão
Hoje é possível ver como o rebranding da Natura foi positivo para a marca e trouxe consequências positivas para a marca, como o fortalecimento da sua identidade da marca, sendo uma marca de referência nos seus pilares de atuação.
Além do aumento do seu faturamento e das vendas, junto a expansão da marca no mundo, tendo lojas presentes em 8 países.
Após conhecer as estratégias de rebranding feitas pela Natura e seus impactos positivos, você acredita que sua marca está estruturada e realmente transmite a identidade da sua empresa?
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