Não tenho dinheiro para um Social Media, o que fazer?

No Marketing Digital, as redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. Visto que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes.

Sendo assim, surge a necessidade que as organizações tenham profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos perfis delas nas redes sociais.

Com o intuito de criar conteúdo online, analisar o mercado e o público, para poderem desenvolver estratégias que transmitam a essência da marca através das suas redes.

Se você quer saber mais sobre o papel do Social Media e como você pode se aperfeiçoar para gerenciar as redes sociais da sua empresa, continue a leitura!

O que Social Media faz?

Muito além de apenas criar e publicar conteúdos, o Social Media é o profissional responsável pelo gerenciamento das plataformas de redes sociais de uma marca ou organização.

Suas responsabilidades envolvem analisar o público-alvo que a empresa visa atingir em cada rede, para entender como se posicionar.

Compreender o branding (gestão estratégica de marca) da empresa, para que possa transmitir o posicionamento da marca através das mídias que gerencia.

Por fim, fazer muita pesquisa para visualizar como que a concorrência se posiciona, as principais tendências do mercado e atualização constante sobre as ferramentas digitais.

Confira os principais afazeres e responsabilidades do profissional de forma mais detalhada.

Planejamento de Redes Sociais

O Social Media deve entender quais são as principais estratégias da marca, qual público-alvo da empresa, os principais concorrentes, posicionamento e orientações que serão seguidas nas redes.

Neste ponto deve ser feito toda a identidade visual da marca para o perfil e publicações, além de definir o tom de voz que deverá ser utilizado em cada rede social.

A tarefa é fundamental antes de começar a publicar. Por isso, dê atenção para esta etapa.

Criação de Conteúdo

Após o planejamento e alinhamento com o branding da marca, o Social Media deve fazer pesquisas sobre o público, sobre o próprio mercado que a empresa atua e as tendências.

Agora é hora de criar as publicações, com base na personalidade da sua marca e nos interesses do público que você deseja se relacionar.

Para assim conseguir entregar valor em cada publicação e interação feita pela sua marca com a sua audiência.

É importante que seja feito um calendário editorial, para ser estabelecido estrategicamente quais os conteúdos que serão publicados na semana, quinzena ou mês.

Analisando assim quais os melhores dias e horários para publicar os conteúdos, com melhores entregas e demais métricas.

Relatórios

Neste momento é fundamental que você faça relatórios para entender como está a performance em cada rede social.

Pois, é fundamental que faça periodicamente, para levantar o alcance das publicações em cada mídia, o engajamento do público através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Além de levantar dados sobre o perfil do público, como idade, região ou gênero.

Esta etapa permite analisar o que está indo bem ou ruim, para assim poder alterar a estratégia ou estabelecer novos caminhos que possam ser seguidos.

Atendimento ao Público

As mídias e canais digitais se tornaram uma das principais plataformas para que o seu cliente ou público utilize para ser atendido pela sua marca.

Sendo assim, é fundamental que tenha um olhar atento sobre elas. E o Social Media deve estar preparado para atender o público que busca resolver algum problema com a marca através das redes sociais.

Social media como começar

(Fonte: Canva)

Como eu posso ser o Social Media da minha marca?

Agora que você entendeu o que é Social Media e qual a importância do profissional para a sua marca. Separamos alguns cursos gratuitos que você pode cursar e se tornar um profissional.

Google Ateliê Digital

O Google oferece cursos básicos para Marketing Digital, onde você pode aprender mais sobre os fundamentos do marketing digital e como impulsionar sua empresa.

O curso ensina conceitos de SEO, anúncios pagos, como utilizar as redes sociais e a desenvolver conteúdos que promovam a sua marca.

Além disso, eles oferecem um curso para que você possa entender as necessidades e o comportamento online dos clientes. Para assim alcançar melhores resultados.

FGV (Fundação Getúlio Vargas)

Se você busca entender os principais conceitos sobre redes sociais, mecânicas, impactos e oportunidades do uso. Então o curso ofertado pela FGV é fundamental para você.

Além disso, a Fundação oferece também um curso para que você entenda como analisar e monitorar as redes sociais.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

Você ainda não se sente confortável ao pensar na sua empresa nas redes sociais? O SEBRAE preparou um curso para apresentar para você os principais desafios e vantagens ao ingressar nas redes.

Além disso, você conhecerá as características dessas mídias e como planejar a entrada da sua empresa na internet.

RD University

Resultados Digitais é uma empresa referência em marketing digital no Brasil.

E eles oferecem um curso de introdução ao Inbound Marketing, que é atrair o público potencial através de conteúdos relevantes para eles.

O curso, portanto, vai ensinar você a explorar canais como redes sociais, mecanismos de buscas e blogs para oferecer publicações relevantes aos seus clientes potenciais.


Agora você não tem desculpas para não começar a gerenciar as redes sociais da sua empresa.

Aproveite e navegue pelo nosso blog para ver conteúdos para impulsionar o seu Marketing Digital!

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