No Marketing Digital, as redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. Visto que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes.
Sendo assim, surge a necessidade que as organizações tenham profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos perfis delas nas redes sociais.
Com o intuito de criar conteúdo online, analisar o mercado e o público, para poderem desenvolver estratégias que transmitam a essência da marca através das suas redes.
Se você quer saber mais sobre o papel do Social Media e como você pode se aperfeiçoar para gerenciar as redes sociais da sua empresa, continue a leitura!
O que Social Media faz?
Muito além de apenas criar e publicar conteúdos, o Social Media é o profissional responsável pelo gerenciamento das plataformas de redes sociais de uma marca ou organização.
Suas responsabilidades envolvem analisar o público-alvo que a empresa visa atingir em cada rede, para entender como se posicionar.
Compreender o branding (gestão estratégica de marca) da empresa, para que possa transmitir o posicionamento da marca através das mídias que gerencia.
Por fim, fazer muita pesquisa para visualizar como que a concorrência se posiciona, as principais tendências do mercado e atualização constante sobre as ferramentas digitais.
Confira os principais afazeres e responsabilidades do profissional de forma mais detalhada.
Planejamento de Redes Sociais
O Social Media deve entender quais são as principais estratégias da marca, qual público-alvo da empresa, os principais concorrentes, posicionamento e orientações que serão seguidas nas redes.
Neste ponto deve ser feito toda a identidade visual da marca para o perfil e publicações, além de definir o tom de voz que deverá ser utilizado em cada rede social.
A tarefa é fundamental antes de começar a publicar. Por isso, dê atenção para esta etapa.
Criação de Conteúdo
Após o planejamento e alinhamento com o branding da marca, o Social Media deve fazer pesquisas sobre o público, sobre o próprio mercado que a empresa atua e as tendências.
Agora é hora de criar as publicações, com base na personalidade da sua marca e nos interesses do público que você deseja se relacionar.
Para assim conseguir entregar valor em cada publicação e interação feita pela sua marca com a sua audiência.
É importante que seja feito um calendário editorial, para ser estabelecido estrategicamente quais os conteúdos que serão publicados na semana, quinzena ou mês.
Analisando assim quais os melhores dias e horários para publicar os conteúdos, com melhores entregas e demais métricas.
Relatórios
Neste momento é fundamental que você faça relatórios para entender como está a performance em cada rede social.
Pois, é fundamental que faça periodicamente, para levantar o alcance das publicações em cada mídia, o engajamento do público através de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Além de levantar dados sobre o perfil do público, como idade, região ou gênero.
Esta etapa permite analisar o que está indo bem ou ruim, para assim poder alterar a estratégia ou estabelecer novos caminhos que possam ser seguidos.
Atendimento ao Público
As mídias e canais digitais se tornaram uma das principais plataformas para que o seu cliente ou público utilize para ser atendido pela sua marca.
Sendo assim, é fundamental que tenha um olhar atento sobre elas. E o Social Media deve estar preparado para atender o público que busca resolver algum problema com a marca através das redes sociais.
Como eu posso ser o Social Media da minha marca?
Agora que você entendeu o que é Social Media e qual a importância do profissional para a sua marca. Separamos alguns cursos gratuitos que você pode cursar e se tornar um profissional.
Google Ateliê Digital
O Google oferece cursos básicos para Marketing Digital, onde você pode aprender mais sobre os fundamentos do marketing digital e como impulsionar sua empresa.
O curso ensina conceitos de SEO, anúncios pagos, como utilizar as redes sociais e a desenvolver conteúdos que promovam a sua marca.
Além disso, eles oferecem um curso para que você possa entender as necessidades e o comportamento online dos clientes. Para assim alcançar melhores resultados.
FGV (Fundação Getúlio Vargas)
Se você busca entender os principais conceitos sobre redes sociais, mecânicas, impactos e oportunidades do uso. Então o curso ofertado pela FGV é fundamental para você.
Além disso, a Fundação oferece também um curso para que você entenda como analisar e monitorar as redes sociais.
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
Você ainda não se sente confortável ao pensar na sua empresa nas redes sociais? O SEBRAE preparou um curso para apresentar para você os principais desafios e vantagens ao ingressar nas redes.
Além disso, você conhecerá as características dessas mídias e como planejar a entrada da sua empresa na internet.
RD University
Resultados Digitais é uma empresa referência em marketing digital no Brasil.
E eles oferecem um curso de introdução ao Inbound Marketing, que é atrair o público potencial através de conteúdos relevantes para eles.
O curso, portanto, vai ensinar você a explorar canais como redes sociais, mecanismos de buscas e blogs para oferecer publicações relevantes aos seus clientes potenciais.
Agora você não tem desculpas para não começar a gerenciar as redes sociais da sua empresa.
Aproveite e navegue pelo nosso blog para ver conteúdos para impulsionar o seu Marketing Digital!