Conheça as Tendências de Consumo Pós-Pandemia e se Destaque
Após um ano e meio de pandemia, os hábitos dos consumo mudaram drasticamente. A preocupação com a saúde e a sustentabilidade, por exemplo, passou a ser mais valorizada, inclusive na hora das compras. Com isso, cresceram os investimentos nas áreas de bem-estar, culinária, atividades físicas, decoração, entre outros.
Muitos países já estão em processo de reabertura e podemos perceber a manutenção de tendências em alguns setores do mercado e o surgimento de outras. Conheça mais sobre como essas mudanças estão moldando o futuro do consumo e as novas oportunidades que estão surgindo.
Jornada de compra
O meio online tomou cada vez mais espaço na jornada de compra, um cenário que promete permanecer. A internet e as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais na pesquisa de produtos e serviços, comparar preços e ler avaliações de clientes.
Segundo a pesquisa feita pela NeoTrust, as compras virtuais cresceram 57,4% em relação a 2020, forçando empresas a se adaptarem ao digital. Assim, o e-commerce principalmente de mercados e farmácias aumentaram exponencialmente.
Na volta das lojas físicas, as maiores apostas estão na omnicanalidade e na combinação do online e offline na experiência de compra. Nesse sentido, está crescendo o número de compras online com retirada na loja e guide shops, por exemplo.
“Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.”
Sebrae, Integre seus canais de vendas a partir do conceito de omnichannel.
A necessidade da experiência conjunta entre o físico e virtual se dá pela preferência pelo contato humano e personalização. Logo, o que já era tendência, se potencializou com a pandemia.
Viagens na pandemia
A pandemia reduziu o orçamento para viagens, mas o confinamento aumentou o desejo de explorar novos destinos. Por isso, a busca é por lugares próximos e mais acessíveis, permitindo a descoberta de novas localidades perto de casa.
Paisagens naturais e ambientes abertos são grandes atrativos internacionais, criando uma valiosa oportunidade de crescimento para o ecoturismo brasileiro, que já era forte antes da pandemia.
Além disso, como mencionado anteriormente, o atendimento personalizado e a atenção à experiência são fundamentais. A Airbnb, por exemplo, enfrentou a pandemia adaptando-se às novas necessidades de seu público e às mudanças impostas pela crise..
Reabertura de restaurantes
No setor gastronômico, os restaurantes precisaram se ajustar para que continuassem em atividade. Alguns ajustes foram o delivery e retirada no local, sendo esta última a mais procurada por pequenos restaurantes fora dos aplicativos. As dark kitchens, usadas no delivery, também ganharam destaque na pandemia, assim como a venda de pratos a serem finalizados em casa.
O protagonismo do delivery veio para ficar, entretanto, o setor deve se preparar para algumas mudanças nas preferências dos consumidores nos restaurantes físicos:
- Preferência por ambientes externos;
- Maior fidelidade a restaurantes bairristas em vez de grandes franquias ou shoppings;
- Uso de tecnologia nos restaurantes como cardápio virtual e pagamento por aproximação;
- Maior atenção à experiência do cliente, como a personalização do atendimento e a cozinha caseira.
Como enxergar as oportunidades?
Portanto, identificamos aspectos frequentes do consumo pós-pandemia, incluindo a importância da customer experience e das plataformas digitais.
Para que uma empresa esteja sempre à frente no mercado é preciso que se mantenha atualizada sobre o ambiente em que está inserida.
Utilizamos a pesquisa de mercado para descobrir novas tendências e entender a opinião do público sobre o produto ou serviço.
Para colocarmos nossos resultados em prática, utilizamos como ferramenta a gestão estratégica, com o objetivo de descobrir como transformar essas tendências em oportunidades.
Em tempos de transformações, é imprescindível tomar decisões corretas e converter tendências de consumo em oportunidades de crescimento.
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