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Marketing De Varejo é um ramo do marketing que visa estudar como os consumidores se comportam a fim de entender e prever suas necessidades dentro do ambiente varejista.

O objetivo é criar melhores estratégias para atrair e fidelizar os clientes. Por levar em consideração as particularidades de cada consumidor, o Marketing de Varejo não possui um modelo pronto de ação. Sua prática necessita de estudos e pesquisas de mercado que deem direcionamentos assertivos.

Pensando nisso, pretende-se por meio deste artigo, explicar algumas tendências do chamado visual merchandising. Este conceito tem com o objetivo aperfeiçoar a exposição dos produtos no ponto de venda, a fim de tornar um ambiente harmônico, trazendo o sentimento de conforto para os consumidores.

Mas, o que Visual Merchandising?

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Visual Merchandising Frente da Loja

Um estudo feito para a 4th Asia-Pacific Business Research Conference, mostrou que o comportamento de compra dos consumidores foi significativamente influenciado pela maneira na qual as vitrines, e a organização da loja são estruturados.

De acordo com o estudo, o comportamento de compra por impulso do consumidor é diretamente relacionado com a maneira pela qual os produtos foram expostos, e que quando bem-feita, desperta o desejo do consumidor de fazer uma compra por impulso.

Por isso, o artigo concluiu que o Visual Merchandising (como vitrine, exposição dos produtos, uso de manequins, música, iluminação e marca da loja) servem como fortes estímulos, já que isso gera uma memória positiva da marca e inspira o cliente a fazer mais compras quando entra na loja.

5 dicas essenciais para um bom Visual Merchandising:

A seguir, com base em um estudo realizado com marcas de grande influência no mercado da moda e conhecidas por investir no visual merchandising, vamos falar de 5 dicas de visual merchandising que podem gerar resultando no aumento no volume das suas vendas.

1) Lembrar o poder das cores em transmitir uma mensagem

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Visual Merchandising Interior da Loja

Muitas vezes perdemos de vista o poder da cor e sua capacidade de atrair os olhos. Considere sua casa por exemplo. Você provavelmente tem um sofá cinza ou marrom sólido, mas há um “pop” de cor das almofadas que você coloca nas bordas.

Este é o mesmo princípio. Lembre-se: onde quer que os olhos vão, os pés seguirão. Portanto, use cores para atrair os olhos de seus clientes e atraí-los para a sua loja.

É importante destacar, no entanto, que não existem cores certas ou erradas para uma vitrine, mas sim, depende do que mais atrai o seu público-alvo. Por isso, é preciso que você tenha um planejamento de comunicação bem estruturado para gerar resultados efetivos.

2) Crie um Ponto Focal

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Visual Merchandising Venda

Onde o olhar do espectador se concentra na vitrine? Os olhos deles se movem em direção a um local específico? Ou eles estão confusos sobre onde procurar? Crie um ponto de acesso ou ponto focal. Por quê? Porque os chamados “hotspots” podem aumentar as vendas em 229%.

Examine sua loja do ponto de vista do cliente: o topo, o chão, os dois lados. Muitas vezes, o ponto focal é posicionado muito acima da altura dos olhos. Sempre verifique suas exibições para garantir que os clientes possam visualizar facilmente os pontos de acesso e mercadorias.

Lembre-se, o hotspot é o produto, não um elemento visual que você usa para adicionar à história. Com isso quero dizer, se você colocar areia e conchas sobre a mesa como parte de sua coleção de sandálias, verifique se as sandálias são o ponto focal e não a areia.

3) Conte uma história

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Visual Merchandising Modelo de Loja

O que há para contar aos clientes? Use uma sinalização poderosa de vendas para exibir as vantagens de comprar o produto. Apresente três pontos que informam aos clientes por que eles precisam do produto ou como sua vida se tornará mais fácil por causa do que você oferece.

Lembre-se, você não está escrevendo uma redação, mas sim uma manchete, pontos poderosos e possivelmente uma proposta de preço. Ao contar uma história, você ajuda o cliente a entender melhor o produto e possibilitar a decisão de compra.

Um display pode não ter um sinal de texto ou um sinal educacional. Isso está perfeitamente de acordo; contanto que ainda haja uma história, o sinal pode falar por si. Por exemplo, gráficos de estilo de vida são muito populares em contar a história. Nenhuma palavra, mas a imagem fala volumes.

Como exemplo é possível construir um storytelling de maneira mais abstrata e conceitual e menos direta em uma loja.

Imaginando uma coleção de verão de uma de uma loja em Ipanema-RJ, a loja se apropriou de elementos que remetam a ideia de praia como o uso das pranchas de surf e as esteiras de palha no chão.

Com isso, mesmo que não estejam sendo vendidos apenas produtos de praia (como roupas de banho), toda a atmosfera criada remete à ideia de verão.

4) Exposição dos produtos

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Visual Merchandising para Exposição de Produtos

Um display bem projetado e impactante expõe o cliente ao máximo de mercadorias possível, evitando uma bagunça desleixada. Quanto mais produtos os clientes veem, mais eles compram.

Se não é um varejo Premium por exemplo, considere dispor as prateleiras de maneira que o seu cliente consiga visualizar o maior número de produtos. Entretanto, dependendo de como a marca for posicionada e qual for o público alvo, não necessariamente expor um excesso de produtos seja uma boa ideia.

Caso queira entender o seu posicionamento, clique aqui!

Caso já que exista uma grande variedade de produtos na loja, é importante que a maioria deles seja exposta; no entanto, o excesso de informações pode diminuir a percepção de valor da marca. Esta questão é solucionada pelo próprio design da loja, que normalmente são bem amplas.

O que nos leva ao nosso último tópico:

5) Use o espaço vazio com sabedoria

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Visual Merchandising Organização de Produtos

Há um espaço em todas as lojas de varejo que é o mais subutilizado. É a seção entre a mercadoria exibida e o teto. Se esse espaço em sua loja estiver vazio, você precisará começar a usá-lo.

Você pode usar esse espaço para muitas coisas diferentes, como sinalização, fornecendo informações sobre produtos ou marcas. Você pode exibir depoimentos de clientes com o nome e a foto do cliente. Você pode criar um perfil de designer ou fornecedor.

Por exemplo, uma loja de móveis poderia exibir uma imagem de uma família aconchegada em um sofá, emitindo os sentimentos quentes e de conforto que deixam os consumidores de bom humor. Já uma joalheria pode exibir uma mulher em um restaurante que usa uma pulseira, criando uma associação entre as joias da loja e um estilo de vida luxuoso.

O visual merchandising é multifacetado e os varejistas podem escolher entre centenas de ideias ao projetar displays. Essas dicas podem causar um maior retorno para seu investimento. Use-as para tornar sua loja o mais memorável possível. Mas sempre se adequando com o posicionamento da marca e as expectativas dos seus clientes.

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