O que é o “P” de praça?

1praça

O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.

Atualmente, verifica-se uma evolução do P de Praça. A competitividade do varejo tem feito com que as empresas invistam muito em modernização, revitalização e readequação dos espaços de venda às novas tendências de mercado e necessidades dos consumidores.

De acordo com Alberto Serrentino, em sua obra “Varejo e Brasil – Reflexões Estratégicas”:

“A questão chave ao se refletir a loja do futuro e o papel das lojas físicas em ambiente omnichannel deve ser: o que fará que consumidores, podendo comprar em canais digitais escolham fazê-lo em lojas físicas. Em outras palavras, a questão fundamental é manter e ampliar a relevância da loja física para que os consumidores continuem escolhendo e preferindo comprar nela, mesmo que tenham opção de comprar em canais digitais.”

O que envolve o “P” de Praça?

2praça

A praça, atualmente, não se resume aos espaços físicos (lojas) nos quais os produtos são simplesmente comprados ou entregues. Canais de distribuição online também são considerados “praça”, como: sites, redes sociais e E-commerces.

Os profissionais de marketing, como realizadores de uma atividade de visão holística acerca da entrega de um produto a um comprador/cliente, devem estar atentos a todos os aspectos básicos, criativos e inovadores que permitirão a entrega do que se vende ao consumidor final.

Dessa forma, no que se refere ao P de Praça, faz-se necessário levar em conta não apenas o espaço disponibilizado para vendas, mas também a logística, a visibilidade do produto, distribuição do mesmo, canais, coberturas, sortimentos, estoque e transporte.

Ademais, com a evolução da tecnologia e integração omnichannel entre os canais de venda e comunicação, torna-se necessário garantir uma melhor experiência de compra para o cliente. Ou seja, é necessário que as lojas evitem qualquer tipo de atrito na jornada de compra, como:

  • Falta de estoque;
  • Mau atendimento;
  • Filas muito longas;
  • Estrutura precária da praça;
  • Demora de entrega ou atendimentos;
  • Erros técnicos no e-commerce;
  • Falta de alinhamento entre a comunicação física e digital, entre outros tópicos que geram qualquer tipo de reação negativa por parte do cliente.

Como saber se a praça do meu negócio deve ser física, digital ou ambos?

Praça3

O planejamento desse componente do mix de marketing está completamente ligado ao público-alvo, segmentação de mercado e posicionamento da sua organização. Afinal, de que adianta oferecer o produto em lugares ou canais em que os compradores em potencial não estão?

Sendo assim, antes de estabelecer a estratégia de promoção, preço ou produtos na praça, é muito importante fazer um estudo ou uma pesquisa acerca do cotidiano, das preferências e dos costumes do seu público-alvo.

Para determinar os pontos de distribuição dos produtos de uma empresa, é preciso compreender que locais os respectivos clientes buscariam para encontrá-lo, onde os clientes já se encontram, onde os concorrentes estão, como é o esforço de vendas e como sua empresa pode adentrar nesses pontos de venda.

Em alguns casos, pode ser complicado caso já exista um concorrente estabelecido, mas por meio de estudos, análises e o desenvolvimento de uma gestão estratégica eficiente e bem elaborada, o sucesso nas vendas torna-se muito mais atingível.

Como o Marketing pode diferenciar a sua praça dos seus concorrentes?

praça4

O “P” de praça tem um papel importantíssimo no composto de marketing. Afinal, é a partir da eficiente distribuição e logística que os clientes têm acesso aos produtos ofertados.

Na área de marketing, não existe nada mais desastroso do que uma falha no processo de elaboração e execução do P de praça. Tendo em vista que, para uma marca, um cliente que vai até uma loja e não encontra o produto que deseja, ou que não recebe aquele produto encomendado no E-commerce pode acarretar sua desistência, desfidelização ou até críticas em redes sociais, levando a possíveis consequências mais desastrosas.

Com base no que foi analisado, percebe-se que o mix de marketing é fundamental para a estruturação e longevidade de um negócio, perante a um mercado competitivo. Sendo assim, é preciso que para a estratégia de crescimento e vendas de uma empresa funcionem, os 4 P´s devem estar alinhados por meio de um plano de marketing bem estruturado.

raul

( 1 ) COMMENT

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!